semeando






quinta-feira, 20 de junho de 2013

MINHA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS

O tema da mensagem de hoje é: MINHA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS! O que é estar no Altar de Deus? Se eu pudesse resumir, eu diria que é: Conhecer Sua vontade; Obedecer Sua Palavra; Se dispor a engajar-se no árduo processo de Santificação que forja em nós o caráter e a imagem de Cristo.

Diante disso outras perguntas inevitáveis surgem: Você e sua família têm buscado conhecer a Vontade Soberana de Deus para vocês? Vocês têm buscado obedecer a Palavra de Deus, enquanto família?  Vocês tem se disposto, enquanto família, a engajarem-se num processo de Santificação que os tornará cada dia mais parecidos com Cristo?

Uma família conforme o coração de Deus pode ser comparada a um prédio onde: O Solo é a palavra de Deus. O alicerce é o relacionamento entre o casal. As colunas dessa construção são: A obediência e a honra dos filhos para com os pais, Pais que não irritam seus filhos, Pais que dão limites aos filhos, Pais que não aprisionam seus filhos. E o telhado são as bênçãos de Deus que nos cobrem diante de nossa obediência à sua Palavra.

Falar sobre família passa pelo relacionamento entre pais e filhos, que por sua vez é precedido pela relação entre marido e mulher.  Não consigo deixar de ver essa relação como radicalmente associada uma a outra. Por isso, se essa relação anda conforme O Senhor nos ordena, a relação com os filhos, certamente, será saudável e nos moldes da Palavra.

Já ouvi muita gente dizer: Casamento e filho não tem Manual de Instruções. E se eu disser a você que eles têm sim? O manual de instruções da relação conjugal e do relacionamento com os filhos se encontra na Palavra de Deus. Muitas famílias estão destruídas porque não obedecem Àquilo que o Senhor determinou que seria o papel e a função de cada membro da família!

Se queremos viver, de fato, um relacionamento familiar conforme Deus sonhou para nós, precisamos atentar para alguns mandamentos que estão em Sua Santa Palavra.  

TRAGO HOJE SEIS MANDAMENTOS QUE PODEM COLOCAR A NOSSA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS, PARA QUE ELA SE TORNE SEGUNDO O SEU CORAÇÃO:

1º Mandamento: “Maridos amem suas esposas, não as tratem com amargura e sejam o cabeça do seu lar”.
  • Nos textos sobre o tema, vemos o mandamento sobre a submissão da mulher vindo em primeiro lugar, mas, como o marido é o cabeça, vamos começar falando com eles! Texto Bíblico: Colossenses 3:19 e Efésios 5: 23, 25, 28, 29
  • O que faria um pai a um homem que machucasse sua filhinha?
  • Marido, Deus é o Rei dos Reis. E esse REI entregou a você uma de suas filhas, ou seja, uma de suas princesas para que você:
1.       Seja o cabeça sobre ela – o líder sobre a mulher. O papel do Líder: responsabilizar-se por seus liderados, “fazer primeiro”, dar o exemplo, tomar decisões responsáveis que sejam boas para todos, não buscando seus próprios interesses. O líder é o principal servo. Assim como Cristo lavou os pés dos seus discípulos, servindo, assim, à sua Igreja, deverá o marido, de igual modo, enquanto líder, lavar os pés de sua família.
2.       A ame ao ponto de entregar sua própria vida por ela – a mentira de que o maior amor é o amor materno pelos filhos. Isso pode até acontecer, mas não é bíblico! O maior amor entre duas pessoas deve ser o do marido por sua esposa.
3.       Trate a filha Dele com amor – Como têm sido suas palavras e atitudes para com sua esposa? São amáveis ou são amargas? Você tem tratado a filha de Deus que está casada com você como uma princesa ou como uma mulher qualquer?  
4.       Cuide dela e a alimente – imagine que você acaba de levar uma plantinha para casa. Se daqui a alguns dias ela está mais murchinha, com as folhas amareladas e as flores despetaladas, o que aconteceu? Provavelmente, você não cuidou dela como deveria. Mas se ela está vistosa, saudável e cresce sem problemas, é porque você cuidou bem dela. Agora me diga: Sua esposa murchou ou cresceu depois que se casou com você? Você tem alimentado o coração dela com seu amor, ou a tem feito murchar com sua indiferença, ausência, desamor e amargura?

2º Mandamento: “Mulheres sejam submissas aos vossos maridos, edifiquem suas casas e não sejam mulheres rixosas”.
Vamos avaliar cada um desses três tópicos à luz da palavra:
1.       Mulheres sejam submissas: Textos: Colossenses 3:18; Efésios 5:22-24;
·         O que é ser submissa ao marido? É ser sua escrava e, simplesmente, obedecer a este homem sem pensar?
·         Em Gênesis 2:20, o Senhor procurou para o homem uma auxiliadora que lhe fosse idônea (adequada).
·         Olhemos para a palavra submissão: “SUB” + “MISSÃO”. Agora imagine seu lar como um mini exército onde, em tempos de guerra, o Marechal é a Patente mais alta e, abaixo dele, vem o General.
·         Mulher, se o seu marido é o Marechal do seu lar, você é o General! Você tem uma missão, radicalmente ligada à missão dele e vocês precisam um do outro para que a grande missão de Deus para vocês seja realizada com sucesso!
·         Se você se rebela contra seu marido e quer medir forças com ele, seu pequeno exército enfraquece e vocês podem perder as batalhas da vida, entristecendo o nome do Senhor!
  • Assim como a Igreja é submissa a Cristo, você Mulher, deve ser submissa ao seu marido porque isso agrada ao Senhor. Sua relação com seu marido Tipifica a relação da Igreja com Cristo!
2.       Mulheres, edifiquem suas casas! Texto: Provérbios 14:1: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba.”

a.       A mulher e seu incrível poder de apaziguar os ânimos!
b.      A mulher como mediadora das relações.
c.       A mulher como a melhor observadora da casa.
d.      O erro de querer cobrar dos homens aquilo para que eles NÃO foram equipados por Deus!
e.      O erro de tratar os maridos como se fossem filhos e eternos bebês!

3.       Mulheres, não sejam rixosas!
·         O que é uma pessoa rixosa? Uma pessoa dada a rixas: briguenta, barulhenta, que é dada a disputas ou contendas, rivalidade, desavenças.
·         O que a Palavra diz sobre a mulher rixosa?

·         Pv 21:9: “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. – Ou seja, é melhor morar no telhado, levando vento, chuva, sol, sendo molestado por pássaros, passar frio, sede e fome do que viver na mesma casa de uma mulher que só sabe reclamar, que adora brigar por tudo, que vive disputando com o marido ou filhos por qualquer coisa, que provoca desavenças em casa.
·         Pv 27:15: “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão”. – Uma mulher rixosa é uma tortura chinesa! Imagine você o que é passar uma noite com uma goteira bem na sua cabeça ou caindo numa lata! E mais, a Palavra diz que é “Impossível contê-la”!
  • A mulher virtuosa é o contrário da mulher rixosa. Quais são as características da mulher virtuosa? (Em Pv 31:10-31)

- Ela é valorosa
- O coração do marido confia nela
- Ela faz bem ao marido e à sua família e não mal
- Ela não é preguiçosa
- Ela atenta para as necessidades de sua família
- Ela atenta para o bom funcionamento de sua casa
- Ela é piedosa e caridosa
- Ela é forte e digna
- Ela é sábia e em seus lábios está a instrução da bondade


3º Mandamento: “Filhos, em tudo obedeçam e honrem aos seus pais, porque isso é grato e justo diante de Deus”. Texto: Ef 6:1-3 e Cl 3:20
  • Em Deuteronômio, temos bênçãos decorrentes da obediência dos versículos 1 ao 14 e temos maldições decorrentes da desobediência dos versículos 15 ao 68!
  • Em 1 Sm 15:22, a Palavra nos diz que Obedecer é melhor do que sacrificar!
  • A obediência é agradável ao coração de Deus e quando honramos e obedecemos aos nossos pais, o Senhor derrama bênçãos sem medidas sobre nós. Nossos dias sobre a Terra são longos e prósperos!
  • Se você não é capaz de obedecer aos seus pais que você vê, como pode obedecer a Deus, a quem você não vê? A desobediência invoca maldição sobre as nossas vidas!

4º Mandamento: “Pais não irritem seus filhos (não provoquem seus filhos à ira) para que eles não desanimem”
Texto: Cl 3:21 e Ef 6:4
  • Pais, quais têm sido suas atitudes para com seus filhos?
  • Quais têm sido suas palavras para eles?
  • Vocês têm abençoado ou amaldiçoado seus filhos?
  • O peso de uma palavra do pai ou da mãe sobre a vida de um filho!
  • Você tem exigido do seu filho algo que não é o papel dele na família? Isso traz graves consequências psicológicas para o seu filho e você dará contas disso perante o Senhor!

5º Mandamento: “Pais disciplinem seus filhos e deem limites a eles!”.
  • Se existe uma fórmula ideal para fazer seus filhos se sentirem amados é esta: Atenção + Imposição de Limites!”.
  • Filhos que não recebem limite e atenção de seus pais se sentem inseguros e não se sentem amados!
  • A disciplina e a atenção dos pais para com os filhos fazem com eles se sintam importantes e amados pelos seus pais.
  • Por que devemos disciplinar nossos filhos?
1.       Porque disciplinar é prova de Amor dos pais pelos seus filhosPv. 13:24: “Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”.
2.       Porque a criança é, naturalmente insensata, não tem noção de certo e errado, nem de perigoPv 22:15:“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.”
3.       Porque a disciplina livra a alma da criança do infernoPv 23:13 “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.” Ef 6:4b:“mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
  • Os filhos são Herança do Senhor, eles lhe foram confiados para a maior, mais bonita e mais difícil missão que um ser humano pode receber de Deus: Conduzir uma alma à eternidade!
  • Por que os pais não disciplinam os filhos?
  • Culpa por trabalharem fora
  • Preguiça
  • Insegurança: medo de perder o amor dos filhos ao “contrariá-los”.

6º Mandamento: “Pais não aprisionem seus filhos” - Sl 127:4: “Como flechas nas mãos do guerreiro, assim os filhos da mocidade”.
  • Seus filhos são herança do Senhor para você e não sua propriedade!
  • O Senhor quer lançá-los ao mundo como flechas através das suas mãos. Reter seus filhos numa eterna infância é reter uma arma poderosa que Deus providenciou para Seus mais altos propósitos!Seus filhos crescem! E continuar tratando-os como crianças é péssimo espiritualmente e psicologicamente!
  • Psicologicamente, superproteção gera crenças de vulnerabilidade e incompetência!
  • Os adolescentes de 40 anos.
  • Filhos adultos devem ser tratados como adultos, mesmo que vivam na casa de seus pais!
  • Tratar seus filhos eternamente como crianças é duvidar do potencial e da capacidade deles e isso vai fazê-los murchar em seus maiores potenciais!
  • Muitas vezes, os pais usam a seguinte desculpa: “Faço isso ou aquilo para você não se machucar!”, quando, na verdade, é preciso permitir que os filhos sofram as consequências de seus próprios atos, pois, nessa dor, Deus irá trabalhar neles a obediência, a maturidade e o caráter de Cristo!
  • Um erro grave: Seus filhos não podem carregá-los no colo! Eles não são advogados de um cônjuge em detrimento do outro, nem são conciliadores dos conflitos conjugais! Uma coisa é o pai, outra coisa, é o marido. Uma coisa é a mãe, outra coisa é a esposa. Pais, não confundam os papéis!
  • Percebi que tenho errado com minha família e agora?
  • Peça perdão a Deus, reconhecendo diante Dele suas falhas, pedindo que Ele lhe ajude!
  • Peça perdão à sua família, confessando a ela seus erros.
  • Vigie-se diariamente para ser um marido melhor, um pai melhor, uma esposa melhor, uma mãe melhor e um filho melhor!
  • Que o Senhor aplique em nossos corações essa palavra e que nós possamos ter nossas famílias no altar de Deus!

Conclusão: Cada membro da família tem um papel fundamental nos planos perfeitos de Deus. Ocupemos, pois, os nossos lugares para que nossas famílias permaneçam no Altar do Senhor e sejam famílias segundo o coração de Deus. Tratemos nossas famílias, para que tenhamos igrejas saudáveis para a glória de Deus.

2 comentários:

  1. pastor gostei mt da sua mensagem ,mt edificante para nossas vidas,com certeza usarei seus ensinamentos ,em minha familia ,e em meus sermoes mt bom ,que deus continue te usando e te abencoando , a vc e sua familia amem ;ronaldo melo pastor auxiliar na igreja do evan quadrangular em limeira sp ;abrcs

    ResponderExcluir
  2. pastor gostei mt da sua mensagem ,mt edificante para nossas vidas,com certeza usarei seus ensinamentos ,em minha familia ,e em meus sermoes mt bom ,que deus continue te usando e te abencoando , a vc e sua familia amem ;ronaldo melo pastor auxiliar na igreja do evan quadrangular em limeira sp ;abrcs

    ResponderExcluir

DEIXA SEU COMENTÁRIO DENTRO DE UMA ÉTICA CRISTÃ