semeando






quinta-feira, 10 de abril de 2014

COMO SER UM OBREIRO APROVADO


PAZ DO SENHOR GENTE,  ESTE POST  É UM PEQUENO ESTUDO QUE VOU DAR  SOBRE OBREIRO  DA CASA DO SENHOR  QUE VENHA SER  DE BOM PROVEITO PARA TODOS  VOCÊS .

MUITAS pessoas QUEREM SER OBREIRO,  MAS SERÁ QUE TEM UM CHAMADO, MUITOS SÃO OBREIRO MAS SERÁ QUE SÃO APROVADO, para saber se você tem chamado ministerial  não é tão simples assim, tem que  sentir o fogo do Espirito Santo arder vosso coração, direcionando o seu coração para o desejo de pregar a palavra, fazer a obra missionaria, ou até mesmo ajudar nos minimos trabalhos da sua igreja.    vejamos

Como ser um obreiro aprovado (II Timóteo 2:15) -  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

1)Quanto a sua vida  no mundo secular. 

a)Quanto a seu trabalho.
 Vida exemplar no trabalho como por exemplo respeitar o patrão, ser pontual, cumprir com os compromissos, cumprir as meta da firma se for  de conforme a palavra de Deus   etc.
   (I Pedro 3:16) -  Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

b)Quanto ao seu  lar . Muitas vezes vemos obreiros que é  uma benção na igreja mas quando chega em casa,  o  abençoado vira um  capeta, bate na esposa, espanca os filhos, fala palavrão  etc.  
lar  do obreiro tem de ser organizado, limpo, tem de amar  a sua  esposa,  e seus filhos,  o obreiro não pode ser espancador , não pode ser beberrão,   e os seus filhos  tem de ser sujeitos  a   ele.
O obreiro antes de mais nada é bom  administrador ,  sabe administrar  as despesas da sua casa ,  junto com os problemas  da sua casa .   
 (I Timóteo 3:4) - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
O obreiro aprovado ele é  bom pai para os filhos. (Deuteronômio 6:6) - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
O culto doméstico  é fonte de enriquecimento  pessoal e espiritual para lar .

O  obreiro também tem de reservar um momento de lazer , para com sua familia , talvez alguém não possa concordar comigo, mas  você  tirar  um dia  para família, faz muito bem para a vida espiritual , e não é pecado.
Muitos pastores  por aí, que ficam  com cara enfiada na igreja, 24  por dia; 7 dias por semana, e  não dá uma atenção  para família ,  se ele não vigiar  vai perder   sua família.     


c)Quanto ao seu falar. (Tito 2:8) -  Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.   A linguagem do obreiro tem de ser limpa , sem  palavrão , sem obscenidade, sem gírias mundanas.
Hoje em dia está na moda, obreiros usar até gírias no altar , não respeitando  o altar do senhor ,outros erram porque não sabe mesmo pronunciar  a nossa língua corretamente  . Para evitar isso
 se for possível o  obreiro  pode fazer um curso de português, para evitar , erros costumeiros em cima do altar  e  fora do altar também.
O falar também envolve disse que me  disse ,  todo obreiro não deve envolver com essa coisas,  tem evitar falatório.

d)Como se apresentar  diante das pessoas.
O obreiro tem evitar piadinhas, ficar no meio dos escarnecedor. Com toda a educação possível o obreiro tem que ser educado.   O obreiro deve ser  exemplo dos fiéis .        (I Timóteo 4:12) - Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

2)Como se apresentar na igreja.

a)Em relação  trato  com os jovens. (Tito 2:6) - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.   O obreiro tem de tratar os jovens, como se fosse seus irmãos  na fé,  com  amor  e fraternidade,  sempre procurando passar força a eles, e também procurando ganha-los  na fé. Também é aconselhável  ensina-los  a serem humildes , (I Pedro 5:5) -  Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

b ) Em relação  trato com os adultos e anciãos.  O obreiro deve tratar os anciãos com muito respeito e dignidade, a relação entre o obreiro e o ancião tem que ter muita reverencia  e educação pois se trata de pessoas mais velhas, evitando assim chacotas, piadinhas, etc.
muito cuidado quando for repreender  os mais velhos,     (I Timóteo 5:1) -  NÃO repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos;

c) Em relação ao pastor  ou a  evangelista. (I Timóteo 5:17) -  Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;   em relação ao pastor , tem de ser dignos de duplicatas honra ou seja  , respeito em dobro, para eles,  porque são eles que cuidam da sua alma e vão dar conta delas naquele dia,    (Hebreus 13:17) -  Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Temos que ser obediente aos nossos pastores se quisermos ter um ministério  aprovado por Deus. 

d) Como um obreiro cultuar a Deus. O obreiro cultua a Deus sempre com ordem e decência, não dando escândalo e nem, detendo o Espírito Santo, ao chegar no templo é muito importante desligar o celular,  ou qualquer instrumento que venha atrapalhar o culto, é muito fora de ética atender celular em um  culto ao senhor . Outro dia cheguei no templo e tinha uma senhora lendo jornal dentro templo, isto demonstra a falta de reverencia da pessoa.  (Eclesiastes 5:1) - GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.  O obreiro deve prestar muita atenção no culto, e deve também ser muito prestativo ao seu pastor quando este estiver ministrando.
   Na hora do pastor for fazer a oração de libertação o obreiro deve ficar atento no que vai ocorrer no culto  tipo se  alguma pessoa vai cair oprimida, se alguém possuído pelo diabo  vai sair correndo para fora da igreja , pois existem casos assim, e o obreiro deve evitar que isso ocorra.
O obreiro tem cuidar em tudo, para o culto termine comece e bem.          

e)                Quanto a aparência .  As vestes do obreiro dentro e fora da igreja. Há um ditado popular que diz a primeira impressão e a que fica... O obreiro tem de ser de boa aparência, no traje, com roupas que demonstram o caráter do obreiro, procurando nunca se vestir com aquelas roupas escandalosas tipos com camisetas com dizeres mundanos, camisetas de  rock  em rol, bermudas de esqueitistas, tênis , roupas com cores berrantes ,etc.  Você já pensou quando for para uma reunião, ou uma visita no hospital, ou na casa de uma família, ou qualquer que seja o local , você se apresentar mal vestido, malcheiroso. Não é pecado usar perfume desde não seja exagerado.    Ao se apresentar na igreja, o traje do obreiro tem que ser social, as vezes tem igrejas que fogem as  regras, demonstrando assim o desrespeito com as  coisas santas do senhor. Não é necessário o obreiro andar com roupas caríssimas, mas sim ter um cuidado especial com suas roupas tipo: roupas mal passadas e sujas, roupas apertadas, roupas mal cheirosas.
  há, o obreiro não deve ser barbudo e nem cabeludo, nem cheio de tatuagens, se você fez a tatuagem na sua ignorância espiritual tudo bem, mas se você fez sabendo saiba que fica meio feio para um ministro do Senhor,é bom para estas igrejas que mundanas que não tem compromisso com Deus e nem com a palavra.      (Levítico 19:28) -  Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. O obreiro verdadeiro não se influencia pelas coisas do mundo, e nem se deixa influenciar, alias o verdadeiro não se corrompe pela politica.  (Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

f)        Os compromissos do obreiro com: votos, ofertas, dízimos, etc. O obreiro tem que ter compromisso com a obra porque quando ele tem compromisso com obra de Deus, Deus também tem compromisso com ele.  O tem que ser exemplo dos fiéis.  (I Timóteo 4:12) - Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.O obreiro deve cumprir com todos seus votos e ofertas e principalmente os dízimos na casa de DEUS . (Eclesiastes 5:4) - Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Eu costumo a dizer que o obreiro é um espelho para sociedade, ele é perfeito no seu caráter no que diz respeito em tudo.Se o obreiro não cumpre com seu votos e ofertas e dízimos ele serio candidato ser obreiro reprovado.


g)      A pontualidade do obreiro. O obreiro é um trabalhador da seara do Senhor e como todo trabalhador no mundo secular temos horários, regras a ser cumpridas.  (Lucas 10:2) - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Na igreja e da mesma forma, temos que ser pontual na igreja, aqueles que tem a responsabilidade de abrir a igreja, deve  estar na igreja pelo menos 30 minutos antes, e deve ser o ultimo a sair, pode sair antes desde que peça autorização do pastor.é uma falta de ética tremenda quando o obreiro chegar atrasado para uma reunião, um culto, ou até mesmo um congresso.           

h)      Os afazeres do obreiro na igreja. São inúmeros afazeres dos obreiros na igreja, por exemplo Desde de passar um pano de chão na igreja até pregar , ou seja ministrar a palavra. O obreiro aprovado deve ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair da igreja, quando chegar na igreja dobre o joelhos em oração isto é muito importante, depois vá logo para seu oficio o qual foi determinado; se é ficar na porta recebendo as pessoas, se é fazer a primeira parte então corra para seu posto e execute seu trabalho, o obreiro deve fazer seu trabalho de boa vontade nunca de mal gosto, pois muitos obreiros ficam emburrados ou até mesmo bicudos quando não faz de boa vontade e o povo percebe o mal gosto do obreiro trazendo assim um peso na igreja.  (II Timóteo 2:21) -  De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.             


i)        O que o obreiro não deve fazer na igreja.
1)Dormir.Jamais um obreiro deve dormir num culto
2)Bocejar. É meio fora de ética , tanto para  membro quanto para um obreiro , bocejar significa falta de interesse no culto.
3)Escorar na parede. Ficar escorado na parede significa obreiro folgado relaxado.
4)Falar mal de outro irmão  principalmente quando estiver no culto e no altar. Não andeis como mexeriqueiro entre o povo, diz a palavra de Deus.
5)Repreender uma pessoa ou um membro.Cabe ao pastor da igreja esta ação, toda  autoridade de  corrigir e repreender .
6)Ungir as pessoa. O obreiro não tem esta automia para ungir as pessoas esta ação cabe ao pastor da igreja.
7) Passar profetadas no banheiro da igreja. Não é pecado passar profecia, mas ficar chamando as pessoas para o banheiro, para ficar passando profetas da carne, prejudica a igreja quanto o que recebe a profetada.   
8) Orar pelas pessoas no final do culto sem autorização do pastor ou da missionária ou até do dirigente do culto. Na igreja quem esta responsável para abençoar as pessoas é o pastor ou  o pregador oficial, no final do culto, o obreiro ficar tomando o lugar do pastor é fora de ética.   
9)Ir no banheiro bem na hora da palavra. Não é proibido o obreiro andar na igreja agora ele ficar toda hora indo no banheiro ou no bebedouro bem na hora da leitura ou da pregação demonstra falta de fé na palavra e interesse pelas coisas de Deus.  
10) Ficar de cara feia, fechada  no culto principalmente.demonstra má vontade.
11) Ficar contando miséria para tirar proveito das pessoas. Dá uma de coitadinho para se aproveitar das pessoas.
12) Mascar chicletes na hora do culto. Demonstra desrespeito para com a igreja.
13) Gritar no culto. Dar gloria a Deus na hora do culto não é proibido mas gritar a ponto de atrapalhar a palavra, fica um pouco feio.    
14) Passar a direção do culto para o pastor antes da hora prevista. Demonstra insegurança para ministrar no altar de Deus.
15) Usar o púlpito para desabafar. Púlpito não é  lugar de contar derrotas para ninguém e sim lugar para levantar pessoas que estão desanimada da vida ,deste mundo mal.
16)Jogar verde para alguém de cima do altar. Púlpito não é uma arma para matar ninguém, e sim para ganhar almas para Jesus
17) Pedir oportunidade para contar uma benção e ficar uma hora pregando.É muito feio quando uma pessoa pede uma oportunidade e depois fica enrolando para devolver a oportunidade , todo culto tem que ter ordem e decência. 
      3) A capacitação espiritual do obreiro.

a) Obreiro tem ler a bíblia. (I Timóteo 4:13) -  Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.O obreiro tem que ler a bíblia, tem que se alimentar da palavra de Deus todos os dias da sua vida; e de inteira responsabilidade do obreiro, saber a bíblia, entender a mesma até mesmo para poder passar para os outros, obreiro que não lê a bíblia é a mesma coisa, piloto de avião que não lê o manual de instrução. Do seu avião não sabe usa-lo.     

b) Obreiro tem que orar.A oração é a chave da vitória, a principal arma do obreiro é a oração,  (I Tessalonicenses 5:17) - Orai sem cessar., o obreiro tem que estar revestido de oração para desempenhar um ministério cheio de frutos. (Efésios 6:18) - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,o obreiro que esta fraco na oração desenvolve um ministério fraco, debilitado , sem falar que a oração,  ela  é único elo que nos une a Deus ,se queremos um ministério frutifico precisamos ter intimidade com o  Deus que nos escolheu.
Os maiores homens na fé eram de oração como por exemplo: Daniel, Elias, Josué , Eliseu, Davi , e o próprio Jesus, Jesus  todas  as vezes tinha uma grande vitória ele subia ao monte para orar , (Lucas 9:28) -  E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. ele sabia que depois de uma grande vitória , ele tinha que orar por isso ele gastava horas e horas na oração, era uma espécie de revestimento para também para poder suportar as lutas e grandes desafios.   (Marcos 14:32) -  E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
O obreiro que quer um ministério promissor tem que desenvolver um ministério de oração,    João Wesley passava diariamente duas horas de oração, começando às quatro da manhã. Ele sempre dizia que a oração era o seu negócio principal.

   Martinho Lutero dizia: “Se deixo de passar duas horas pela manhã em oração, o diabo sai vitorioso o dia inteiro. Tenho tanto serviço a fazer que não possa passar diariamente, sem três horas de oração.”

   Spurgeon dizia: “A oração se tornou tão fundamental para mim quanto o ar que enche os meus pulmões e o sangue que corre em minhas veias”

   O bispo Andrewes passava diariamente cinco horas em oração e outros em exercícios devocionais.

   John Welch, o grande pregador escocês, foi um dos homens mais fiéis que o mundo viu. Ele achava que o dia era mal gasto quando não passava sete ou oito horas sozinho com Deus.

   Willian Bramwell é famoso nos anais metodistas por sua santidade pessoal, pelo seu sucesso maravilhoso na pregação e pelas extraordinárias respostas as suas orações. Orava muitas horas seguidas. Viveu quase toda a sua vida sobre os joelhos. Muitas vezes, gastou mais de quatro horas em oração contínua.

   Payson dedicava tanto tempo à oração, e com tanta intensidade orava que, pelo atrito constante de seus joelhos, se desgastou o local do assoalho onde estava habituado a joelhar-se.

   O bispo Asbury disse: “Propus-me a levantar às quatro horas da madrugada tanto quanto possível e gastar duas horas em oração.”
   
   O apóstolo Paulo era um homem de oração : (Efésios 3:14) - Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que despreza a oração esta desprezando seu ministério.

  

c) Obreiro tem que jejuar.E necessário o  obreiro  jejuar para ganhar assim  autoridade e unção para poder expulsar os demônio (Mateus 17:21) - Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.nos cultos de libertação o obreiro tem que estar preparado, pois nunca se sabe quando vai manifestar um demônio, e a melhor arma para expulsar um demônio é quando se está em jejum.  

d) Obreiro tem que louvar.O obreiro tem seus momentos de louvor a Deus (Salmos 116:17) -  Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.  Quando louvamos ao senhor, o senhor se agrada. (Atos 16:25) -  E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

e) Obreiro tem que ser cheio do ESPIRITO SANTO. (Efésios 5:18) -  E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; o obreiro tem que cheio do espírito santo , sempre para ter ousadia para pregar a palavra de Deus. È necessário uma busca constante na oração para que o obreiro seja cheio do Espírito Santo.

f) Obreiro tem que buscar dons do ESPIRITO SANTO.O obreiro tem que ter , dons de Deus , os dons são muitos importante para ajudar a igreja do SENHOR. (I Corintios 14:12) -  Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.O obreiro deve procurar os melhores dons para servir a igreja , tem muito obreiro que não gosta , de buscar dons de DEUS ou seja do Espírito santo ,
de medo de pagar preço , mas todo obreiro que almeja ter um ministério frutífero tem que buscar dons. 

publicado por  Pr. Ivair Moreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXA SEU COMENTÁRIO DENTRO DE UMA ÉTICA CRISTÃ