semeando






terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ministério da Saúde indica "pré-natal" para homens

Ministério da Saúde indica "pré-natal" para homens


A Gazeta

Melina Mantovanimmantovani@redegazeta.com.br

O Ministério da Saúde quer que os profissionais da saúde incentivem os homens a realizar exames preventivos ao mesmo tempo que suas mulheres realizam os exames pré-natal, no período de gestação. A ideia é que o homem seja impulsionado a realizar mais exames, e entender que ele precisa estar saudável para cuidar de sua família.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem, que já incentiva o aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). O governo vai levar a orientação aos Estados e municípios e cada um definirá a estratégia para transmitir a recomendação à comunidade.

Antes de se tornarem pais, os homens ficam mais sensíveis e é neste período que a campanha pretende atingí-los. Afinal, eles são conhecidos por se preocuparem menos com a saúde do que as mulheres. "Isso já faz parte da cultura do homem e, talvez, haja até o medo por trás disso. A conscientização para a prevenção, objetivo da campanha, é essencial para que essa realidade mude", explica o andrologista Eduardo Marsiglia, que é otimista e acredita que os homens já se preocupam mais com a saúde atualmente.

Na Clínica do Homem, na Serra, onde o andrologista trabalha, são atendidos cerca de 250 homens por semana, a maioria se queixando de problemas sexuais.

E, assim como as mulheres, eles também precisam se preocupar em fazer os exames preventivos, periodicamente. Um exemplo são os chamados exames bioquímicos, que indicam como andam o colesterol, a glicose, a ureia, a creatinina e os triglicerídios presentes no nosso organismo. Essas avaliações devem ser feitas anualmente.

Lista de exames
Outros exames são muito importantes para determinada faixa etária, de acordo com os médicos. "Já na juventude, o homem que começou a ter uma vida sexual ativa, precisa fazer exames que detectam as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A partir dos 40 anos de idade, é preciso fazer o exame da próstata e uma avaliação cardiológica. À partir dos 50, a colonoscopia, que pode detectar o câncer de colo", ressalta Marsiglia. O andrologista orienta os homens a procurarem um clínico geral para mais orientações.

Os exames indicados para o homem

Periódicos.
Os exames chamados bioquímicos devem ser feitos anualmente. Eles verificam como anda o colesterol, a glicose, a ureia, a creatinina e os triglicerídios presentes no organismo. O ideal é começar a fazer os exames quando ainda são jovens

DST. 
Na juventude, o homem que começou a ter uma vida sexual ativa, precisa fazer exames que detectam as doenças sexualmente transmissíveis (DST) como por exemplo a Aids, HIV, sífilis, hepatites B e C

Acima de 40 anos. 
É preciso fazer o exame de próstata, uma vez a cada ano. Uma avaliação cardiológica também é recomendada. Mas qualquer homem que for começar a fazer uma atividade física deve realizar uma avaliação antes de iniciá-la

Acima de 50 anos. 
Os homens precisam fazer a colonoscopia, exame que vai verificar como anda o intestino grosso. Esse exame pode apontar o câncer no colo

Prevenção para ter pique para cuidar de 7 filhos

Cuidar da saúde nunca foi prioridade para o vendedor de água de coco Ademir José de Souza, 53 anos. No entanto, de uns tempos para cá, sua mulher começou a pressioná-lo a fazer os exames preventivos, a se preocupar mais com a saúde. Afinal, Ademir precisar estar saudável para cuidar dos sete filhos, incluindo as gêmeas de três anos. "A gente vai chegando a uma idade que precisa se cuidar, e a esposa começa a cobrar. Ela pediu para eu fazer o preventivo. E depois de fazer um monte de exames, vi que foi a melhor coisa para mim", conta o vendedor. As informações passadas pelo médico também mudaram a vida de Ademir. "Eu percebi que não sabia de muita coisa. Agora, por exemplo, tomo meu remédio direitinho. E não precisa ter medo de fazer os exames. É melhor fazer e prevenir do que ficar doente", fala Ademir.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/09/668187-ministerio+da+saude+indica+pre+natal+para+homens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXA SEU COMENTÁRIO DENTRO DE UMA ÉTICA CRISTÃ