semeando






quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dízimos, Ofertas e a Igreja.

                                                                   Dízimos, Ofertas e a Igreja.

Graça e Paz, Santos do Senhor.   vou responder  a uma pergunta de um internauta 


Paz Pastor,
Pastor gostaria de saber o que fazer nessa situação, em minha igreja depois que mudou de pastor ou outro veio só para pressionar os membros a dar dinheiro. Coloca objetos ungido dentro de envelope de oferta e solicita para trazer uma quantia.
pastor tentei um dia falar a respeito, mais o pastor disse que eu não podia interferir parte ministerial da igreja. Assim sendo eu pedindo a Deus para aquebrantar o coração do pastor, mais por outro lado se ele segue ordenança da liderança aí fica bem complicado estou pensando em sair dessa igreja.


Meu querido Graça e Paz analizei bem seu caso orei a Deus pra te   responder desculpa a demora,tamos corendo um grande perigo nas igrejas atuais estamos quase vendendo indugencias para correr  atraz de recursos que as veses nao sao bem adimistrados sofri muito como pastor as lideranças la de cima ditavam quantias e metas a serem alcansadas que nao correspondia com atual cituação economica da  igreja e colocam os pastores em situação constranjedoras perante a igreja mas seu pastor deve esplicação sim a voce como membro a onde ta sendo aplicado as ofertas etc ...hoje sou pastor da comunidade  todo recurço fica aqui os membros sabem pra onde vai o dinheiro....somos igreja de pereferia que tem datasow ar condicionado tv online ninguem precisa traser produto de limpesa etc.... tudo é comprado com dinheiro do Dizimo e oferta e os membros tao feliz com deretoria
coloquei algumas questão a baixo que espero esclarecer ao mesmo ore e decida ficar a onde nao esta de acordo é rebeldia é pecado ou voce comcorda ou saia para nao morer espirutualmente  

“E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a ‘sua oferta’”. GÊNESIS 4: 4

“E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o ‘dízimo’ de tudo”. GÊNESIS 14: 20

Nossos antepassados e Pais na fé há muitos anos atrás já nos ensinaram a respeito da fidelidade nas Ofertas e nos Dízimos. Mesmo sem nenhuma obrigação ainda escrita, fizeram questão de cumprir este tão belo mandamento.
Hoje o termo “Dízimo” é uma palavra que causa muito desconforto para alguns crentes. Apesar de ser um mandamento bíblico “Trazei todos os Dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”. (Malaquias 3:10)
O desconforto não é por causa do Dízimo em si, mas por se tratar de dinheiro, e muitos acreditam que dinheiro e igreja é uma fusão que não combina. Mas, se não combina, porque o Senhor ordena ao povo que tragam os Dízimos a casa do tesouro? Logo, diante desta palavra do Senhor temos a certeza que é necessário uma fusão entre dinheiro e igreja.

Agora um fato que não se pode passar de largo é como este dinheiro é utilizado na obra do Senhor; lembrando na “Obra do Senhor” e não na obra particular dos membros do conselho fiscal da tesouraria, ou até mesmo do Pastor.
Quando se entrega o dízimo ao Senhor, ou seja, quando se devolve os 10% pertencentes a Deus, estamos cumprindo um mandamento bíblico que tem promessas; lembrando que Dízimo se refere a 10% e não a 8%, 5%,..., ou Oferta especial no lugar de Dízimo, como muitas igrejas ensinam. Oferta é uma questão de agradecimento, é um valor a mais que uma pessoa em gratidão dá ao Senhor.

Por falar em Oferta, buscando no dicionário Aurélio descobri o significado de Oferta “1. Ato de oferecer (-se); oferecimento”; e pra ficar mais claro, decidi entender o que significa oferecimento “2. Expressão dá vontade de servir, de ser útil ou agradável a alguém”. 

Diante de tanta informação tive o seguinte esclarecimento do que significa oferta:

1. Oferta não é aquele R$1,00 colocado todo domingo, nos locais selecionados como depósitos. Uma repetição que na verdade não passa de um hábito, nem sei se pode ser chamado de Oferta.
2. Oferta é muito mais do que doar dinheiro é uma entrega de vida. Primeiro você oferta a sua vida no altar, depois o dinheiro.
3. Oferta tem de ser agradável a Deus. Ninguém é obrigado a ofertar por constrangimento ou obrigação. O primeiro a receber a sua oferta deve ser Deus. A gratidão é a Deus.
4. Oferta deve ter um motivo. Se oferta é gratidão, qual é o motivo desta Oferta? É necessário pensar.
5. Oferta deve ter uma utilidade. Uma forma de abençoar com sua Oferta é participar das campanhas da igreja, estas são fundamentais para o desenvolvimento de algum projeto da igreja.
6. O ofertante deve ser agradável a alguém. Você não pode entregar a sua oferta se tem alguma coisa contra teu irmão. É preciso reconciliar com teu irmão primeiro e depois entregar a oferta conforme Mateus 5:23-24. 
7. A oferta principal deve ser a vontade de servir a Deus. Seja participando do culto; pegando um microfone; recebendo os visitantes; estando atento para qualquer coisa que venha tirar a atenção do culto e você possa solucionar.

Oferta não é só depositar dinheiro diante de Deus, o próprio Cristo entregou a sua vida por nós como Oferta ao Deus Todo Poderoso (Efésios 5:2). Participar dos trabalhos da igreja ajudando no que for preciso já é um começo; depositar algum talento seu, como por exemplo, quem é eletricista e pode consertar uma rede elétrica ou um cabo de instrumento na igreja; quem toca algum instrumento pode se ofertar tocando.

Outra coisa importante e fundamental na igreja é a administração deste dinheiro. Você não pode pensar assim “Já dei o Dízimo. Agora o Pastor se vira lá com Deus se não usar da forma certa”; se você é um dos que pensam assim, está completamente errado. Você é um mordomo na casa de Deus; e como tal é sua obrigação zelar pelos bens de seu Senhor, se a administração está incorreta, como mordomo de Deus se torna um dever seu sentar e conversar com seu Pastor e toda tesouraria, e com toda a educação e respeito pedir a eles que façam uso mais adequado do dinheiro depositado todos os meses diante do senhor; caso você se acovarda e não faça valer uma ordem do Senhor, como você pode querer ser administrador de uma casa lá no céu?

Santos do Senhor, não basta ser fiel em dar o dízimo e a oferta, é necessário administrar, exigir relatórios mensais de como está sendo usado o dinheiro destinado à casa do Senhor. Você é um mordomo do Senhor, lembra? Ele não vai descer do céu para olhar os relatórios, chamar a atenção da administração. Ele tem você para isso, certo?
Oferta e dízimo são bênçãos na vida de quem dá com prazer e alegria. Se você há algum tempo não entrega o dízimo por não sobrar, modifica a forma de administrar seu dinheiro; primeiro tire o dízimo, de preferência as melhores notas, aquelas sem estar riscada ou rasgada, as novas; é só lembrar de Abel, ele deu das primícias e você também pode.

Além de escolher a melhor nota, não se preocupe em dar o valor exato, os 10% certo. Faça um pacto de fé com Deus e diga assim: “Senhor a partir de hoje eu vou arredondar o valor do meu dízimo, sempre mais e nunca menos, e nunca mais serei mesquinho”. Mas diga isto com carinho. Algumas pessoas são tão fieis no Dízimo e nunca saem da miséria de vida, nada nunca muda. Sabe por quê? Preocupam-se em dar as moedinhas, cada centavo. Não considero pessoas assim fiéis e sim mesquinhas.

Fidelidade, primeiro precisa ser com Deus. Na hora de separar o Dízimo, faça isso com amor e não por obrigação. Deseje ser Dizimista, deseje cumprir este mandamento do Senhor.

Faça uma experiência com o Senhor. Ele disse que abriria as janelas do céus a quem fosse fiel nos Dízimos . O que não se pode esquecer é a fidelidade em dar com alegria e das primícias, e ainda ser mordomo na casa dele. Não é só entregar, é preciso ser um administrador e não se acovardar e deixar o dinheiro santo ser usado de qualquer maneira.

“Todos buscam um lugar ao sol, tu, porém buscai antes o reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas”.




voce pode   mandar sua  pergunta  ivairsp@r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXA SEU COMENTÁRIO DENTRO DE UMA ÉTICA CRISTÃ