semeando






sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aumenta a adesão à greve dos bancários

Aumenta a adesão à greve dos bancários 
Texto publicado em 01 de Outubro de 2010 - 06h12
 

 
O segundo dia da greve nacional dos bancários ganhou força em todo o País e seguiu sem novas propostas. Em Pernambuco, 266 unidades fecharam as portas, o que corresponde a cerca de 60% do total de agências, 10% a mais na comparação com o primeiro dia da paralisação. Os números são do Sindicato dos Bancários.Com o slogan “Mais segurança, menos assalto. Mais bancários, menos filas” e “Outro banco é preciso. Pessoas em 1º lugar”, bancários de todo o País reivindicam, dentre outros pedidos, reajuste salarial de 11%, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e fim das metas que, segundo eles, são abusivas e fim do assédio moral a que se dizem submetidos.
Nos bancos públicos do Estado, onde os funcionários gozam de estabilidade no emprego, a adesão ao movimento foi de 95%. Praticamente todas as agências e prédios administrativos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB) estavam fechados para o público. Somente o BB fechou as portas de 145 unidades.
Alguns funcionários que faziam plantão ontem em frente à Agência Recife do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, reclamavam “da lógica privada adotada pelo banco público e do assédio moral em consequência de metas apertadas repassadas aos trabalhadores”. A agência passou o dia fechada, nem mesmo os caixas eletrônicos puderam ser usados e só entrou no prédio quem tinha autorização.
Nas instituições financeiras privadas, a paralisação cresceu e mais agências aderiram ao movimento. A agência Veneza do Banco Real/Santander, na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, passou parte da manhã lotada. Às 11h, os clientes faziam fila para usar os caixas eletrônicos.
No final da tarde, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma nova assembleia, que aprovou por unanimidade o prosseguimento da greve por tempo indeterminado. “Vamos entrar no terceiro dia de greve com toda força. Os bancos têm pressionado muito os grevistas, principalmente o BB e o Bradesco. Mas os bancários têm resistido bravamente”, declarou a presidente do sindicato, Jaqueline Mello.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) alega que os bancários vêm recebendo aumento real, acima da inflação desde 2004 e contam com a melhor convenção coletiva de trabalho do País, a única de âmbito nacional e garantia de PLR, com a maior e mais ampla lista de benefícios, incluindo a menor jornada de trabalho do Brasil, de 6 horas e cinco dias por semana.
Em todo o Brasil, o índice de paralisação cresceu 26%. Isso significa que mais 1.031 agências não abriram em relação ao primeiro dia. Foram pelo menos 4.895 agências fechadas.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, aposentados e pensionistas não devem ter maiores problemas para receber o benefício pelas redes bancárias durante a greve. É que o dinheiro pode ser sacado diretamente dos caixas eletrônicos através do cartão bancário ou do cartão magnético da previdência.
Fonte: Jornal do Commercio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXA SEU COMENTÁRIO DENTRO DE UMA ÉTICA CRISTÃ